Resultados

 
O que fazemos, como o fazemos, e quais os resultados

O CorkinArch participou na 10.ª edição do Congresso Anual de Comunicação de Ciência – SciComPt 2022 (http://scicom.pt/index.php/scicompt-2022/), organizado pela Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal com o tema “Pára, escuta e age: refletir no passado para construir o futuro”. O Congresso teve lugar em Ponta Delgada, nos dias 11 a 13 de Maio, e a equipa CorkinArch apresentou a estratégia de ciência cidadã que vai ser desenvolvida ao longo do projeto, tendo sido selecionada como uma das melhores apresentações da sessão “Breves – Conservação e Ambiente”.

Em Maputo, capital de Moçambique, ocorreu nos dias 4 a 7 julho o VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesas (http://www.ealusofono.org/), a equipa CorkinArch esteve presente de forma digital, apresentando resultados parciais dos dados coletados através dos inquéritos de rua (O PDF com a apresentação está disponível no link abaixo).

A equipa CorkinArch teve duas participações no congresso Cork in Science and Applications 2023(CSA 23) realizado em Vila nova de Gaia, no distrito do Porto, que decorreu nos dias 7 e 8 de setembro, foram apresentados resultados de duas vertentes do projeto, sendo eles os inquéritos de rua realizados preveamente, com indicativos da percepção do público quanto a fachadas de cortiça (O PDF com a apresentação está disponível no link abaixo) e resultados dos testes de biodegradabilidadeo obtidos em laboratório quanto ao desempenho do material cortiça exposto por 1 ano a ambientes diversos.

A equipa da CorkinArch, tornou público os resultados do seu mais recente estudo científico de investigação no âmbito da cortiça intitulado “Insights into cork weathering regarding colour, chemical and cellular changes in view of outdoor applications”, publicado na revista Plos One. O estudo apresenta análises detalhadas sobre a biodegradabilidade da cortiça após um ano de exposição às intempéries.

Os investigadores da CorkinArch conduziram uma investigação meticulosa, avaliando as alterações de cor, químicas e celulares que ocorrem na cortiça quando exposta a condições ambientais adversas. O estudo foi publicado em 4 de abril de 2024, contibuindo no campo da ciência dos materiais, oferecendo novos insights que poderão influenciar o desenvolvimento de produtos e tecnologias relacionadas com a cortiça.

O trabalho publicado encontra-se anexado a baixo e sua publicação pode ser conferida através do link:

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0301384.

 
 

Organização e Parceiros

 

Sobre nós

 

CorkinARCH: Fachadas de cortiça: desempenho, qualidade ambiental e perceção do público.

Este projeto centra-se na utilização de cortiça e os seus produtos como material de base no revestimento das fachadas.

 

2022 Corkinarch. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bestsites